ebdt      

Em Busca dos Tesouros" (EBdT), uma notável contribuição brasileira ao universo dos videogames, teve sua estreia em 1986, destinado ao microcomputador TK-85 (Sinclair ZX-81) e seus equivalentes nacionais. Desenvolvido integralmente no Brasil, o jogo é um marco na indústria de jogos eletrônicos do país, refletindo a criatividade e o engenho dos jovens brasileiros com seus computadores da época.

 

      ebdt 4

"Em Busca dos Tesouros" (EBdT) foi criado em 1986 por Tadeu Curinga, um adolescente de 15 anos, e se destacou em um Brasil com acesso limitado a produtos tecnológicos estrangeiros. A inspiração para o jogo surgiu de sonhos e da imaginação criativa de Tadeu. Um detalhe peculiar no jogo é o "Peixe Rastejante" preso na tela 089, uma criação de Tadeu após um sonho. Anos mais tarde, ele pediu a Murilo Queiroz, um entusiasta que recuperou o jogo, que libertasse o peixe, que estava "preso" há mais de 20 anos. Gustavo del Dago, da Argentina, foi quem finalmente realizou a modificação para soltar o peixe.

A história dos computadores no Brasil durante a época de "Em Busca dos Tesouros" (EBdT), que foi criado em 1986, é profundamente influenciada pela Política Nacional de Informática, também conhecida como Reserva de Mercado. Esta política foi implementada pelo governo brasileiro no início da década de 1980 e perdurou até o final da década. Seu objetivo era proteger e estimular a indústria nacional de informática, restringindo a importação de equipamentos e tecnologia de informática estrangeiros.

Durante o período de Reserva de Mercado, houve um crescimento significativo na indústria brasileira de informática. Empresas nacionais começaram a desenvolver e fabricar seus próprios computadores, muitas vezes criando versões locais de computadores estrangeiros famosos. Um exemplo notável foi o ZX81, um microcomputador de baixo custo desenvolvido pelo inventor britânico Sir Clive Sinclair. No Brasil, surgiram clones desse microcomputador, como o TK85 fabricado pela Microdigital Eletrônica, que foi um dos computadores usados para jogar EBdT.
 
A Reserva de Mercado teve um papel fundamental na formação do cenário tecnológico brasileiro, contribuindo para o surgimento de uma comunidade de entusiastas, programadores e desenvolvedores de jogos. Apesar das restrições impostas pela política, o período foi marcado por uma intensa atividade criativa e inovação. Muitos brasileiros, especialmente os jovens, começaram a explorar a programação e o desenvolvimento de software, resultando em jogos como o EBdT.
 
No entanto, a Reserva de Mercado também teve suas desvantagens. A limitação nas importações de tecnologia estrangeira fez com que o Brasil ficasse, em certa medida, isolado dos avanços que estavam ocorrendo na indústria de informática mundial. Isso resultou em um atraso tecnológico em relação a outros países quando a política foi eventualmente descontinuada no final dos anos 80 e início dos anos 90.
 
Em resumo, a Reserva de Mercado teve um papel duplo: por um lado, estimulou o desenvolvimento de uma indústria nacional de informática e a criatividade local; por outro, limitou o acesso a tecnologias mais avançadas e contribuiu para um atraso tecnológico em comparação com outros países.
 

O jogo possui uma semelhança notável com "Pitfall!", um jogo icônico lançado pela Activision em 1982. Ambos os jogos compartilham a premissa de coletar tesouros enquanto enfrentam perigos em uma série de telas repletas de desafios. No EBdT, o jogador controla o aventureiro Kid K. Sador na busca por tesouros na Terra T. Nebrosa, enfrentando inimigos como o Escorpião Pinel e o Kanibal K. Beção.

"Pitfall!", por outro lado, era centrado no personagem Pitfall Harry, que deveria coletar tesouros em menos de 20 minutos, navegando por um ambiente repleto de crocodilos, cobras, escorpiões e outras ameaças. Este jogo é notável por ser um dos primeiros jogos de aventura e plataforma, marcando sua presença na história dos videogames com mecânicas inovadoras e um design de jogo que explorava as limitações de 4 quilobytes de código do Atari 2600. Pitfall Harry usava cipós para atravessar grandes abismos, um elemento que também se encontra no EBdT.

Tanto EBdT quanto Pitfall! se destacam por suas contribuições inovadoras ao gênero de aventura e plataforma, oferecendo experiências desafiadoras e envolventes em suas respectivas épocas.

Relançamento

Recentemente, o EBdT foi objeto de um relançamento impressionante. Esta nova edição, disponível tanto no Brasil quanto na Europa, iniciando por Portugal, é apresentada em uma versão vintage de luxo em fita cassete. Inclui várias melhorias significativas, como efeitos sonoros aprimorados, uma versão em inglês compatível com computadores britânicos, e outras surpresas fascinantes. As alterações técnicas foram implementadas por Kelly Murta, baseadas no caderno com o código-fonte original do jogo. A nova trilha sonora foi composta por Pedro Pimenta, um artista português.

Impacto Cultural e Preservação

ebdt 3    

EBdT não é apenas um jogo; é um artefato cultural que representa uma era significativa na história dos jogos eletrônicos no Brasil. O entusiasmo e dedicação de indivíduos como Murilo Queiroz, que desempenha um papel crucial na preservação e divulgação da história de EBdT, são fundamentais para manter viva a memória deste jogo icônico.

"Em Busca dos Tesouros" é um exemplo notável do talento e da inovação presentes no cenário de jogos eletrônicos brasileiro dos anos 1980. Seu relançamento não apenas homenageia sua importância histórica, mas também oferece a novas gerações uma janela para compreender e apreciar a evolução dos jogos eletrônicos no Brasil.

Comments fornecido por CComment

Para citar este artigo em ABNT:
MUSEU OLDBITS. "Em Busca dos Tesouros (EBdT)". Old Bits, a mágica dos 8 bits. São Paulo. 2024. Disponível em: https://oldbits.com.br/historia/31-em-busca-dos-tesouros-ebdt. Acesso em: 05 de Dez. de 2024.
Para citar este artigo em APA:
Museu OldBits. (2024, Jan 26). Em Busca dos Tesouros (EBdT). Old Bits, a mágica dos 8 bits. Recuperado em dezembro 05, 2024, em https://oldbits.com.br/historia/31-em-busca-dos-tesouros-ebdt.
Para citar este artigo em ISO:
MUSEU OLDBITS., 2024. Em Busca dos Tesouros (EBdT) [online]. [visto em 05 de dezembro de 2024]. Disponível em https://oldbits.com.br/historia/31-em-busca-dos-tesouros-ebdt.
Para citar este artigo em MLA:
Museu OldBits. "Em Busca dos Tesouros (EBdT)". Old Bits, a mágica dos 8 bits. Web. 05 Dez, 2024.
<https://oldbits.com.br/historia/31-em-busca-dos-tesouros-ebdt>.
Para criar o arquivo BibTeX:
@article{31
    author = {Museu OldBits},
    title = {Em Busca dos Tesouros (EBdT)},
    year = {2024},
    journal = {Old Bits, a mágica dos 8 bits},
    url = {https://oldbits.com.br/historia/31-em-busca-dos-tesouros-ebdt}
}