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Computadores Esquecidos: máquinas que merecem um lugar na história

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 19 de janeiro de 2025
Computadores esquecidos    

A história da computação é um mosaico fascinante de conquistas tecnológicas, grandes sucessos e curiosidades intrigantes. Máquinas icônicas como o IBM PC, o Apple II e o Commodore 64 são lembradas como marcos de uma era que transformou a sociedade, levando a tecnologia para os lares e abrindo portas para a era digital. Esses computadores não apenas definiram padrões, mas também serviram como inspiração para gerações de desenvolvedores e engenheiros. Contudo, para cada máquina celebrada, há um número quase esquecido de dispositivos que, embora menos conhecidos, desempenharam papéis fundamentais ao trazer inovações ousadas e soluções criativas para os desafios do seu tempo.

Arquitetura dos computadores clássicos

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 07 de janeiro de 2025
Computadores clássicos    

Imagine voltar no tempo para uma época em que computadores não cabiam no bolso, mas sim na mesa - e mesmo assim ocupavam um espaço considerável! Era um tempo de experimentação, de engenheiros e entusiastas tentando, muitas vezes na base da tentativa e erro, moldar o que hoje chamamos de computação pessoal. A arquitetura dos computadores clássicos, ainda que semelhantes entre si, mostravam diferenças, toques de personalidade, quase como se fossem membros excêntricos de uma grande família.

Grilo Eletrônico: monte o clássico e descubra a eletrônica raiz

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 12 de novembro de 2024
Grilo Eletrônico    

Nos anos 1980, a eletrônica no Brasil florescia com uma simplicidade criativa que misturava aprendizado prático e encantamento. Em meio a uma explosão de interesse pelo "faça você mesmo," surgiram ícones como o Grilo Eletrônico, um projeto publicado na Divirta-se com a Eletrônica, revista editada por Bartolo Fitipaldi e marcada pela presença do brilhante professor Beda Marques. Este artigo não é apenas uma reedição do famoso circuito do Grilo Eletrônico, mas também uma homenagem aos homens que inspiraram uma geração de jovens e entusiastas a mergulharem no universo da eletrônica. As publicações de eletrônica educativa estavam em alta, e os projetos simples, porém envolventes, de Beda Marques, publicadas sob a supervisão editorial de Bartolo Fitipaldi, foram um marco. Essas figuras contribuíram para uma cultura de aprendizado autodidata, essencial em uma época onde recursos educativos em eletrônica eram limitados. Revistas como a Divirta-se com a Eletrônica e projetos como o Grilo Eletrônico formaram a base de conhecimento para muitos futuros engenheiros, técnicos e entusiastas.

Unix 55 anos: a orígem dos computadores e videogames pessoais

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 09 de novembro de 2024
unix 2    

A história do Unix começa em 1969, no auge de uma era em que os sistemas operacionais eram projetados para grandes mainframes em laboratórios e universidades. Desenvolvido no Bell Labs por Ken Thompson, Dennis Ritchie e seus colegas, o Unix surgiu como um sistema multitarefa, de propósito geral e adaptável a diferentes máquinas. Sua arquitetura modular — com processos individuais que se comunicam via uma interface comum — transformou o conceito de como um sistema operacional deveria funcionar.

Restauração de computadores e videogames antigos: preservando 1980

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 22 de outubro de 2024
Restauração e preservação de computadores e videogamens antigos    

A década de 1980 marcou o início da era da computação pessoal e dos videogames como conhecemos hoje. Computadores como o Commodore 64, o ZX Spectrum, e consoles como o Atari 2600 são lembrados como ícones de uma época que moldou a indústria tecnológica e de entretenimento. Décadas depois, esses aparelhos continuam a despertar nostalgia e a atrair entusiastas e colecionadores, o que tem impulsionado um movimento crescente de restauração e preservação dessas máquinas clássicas.

Clones de computadores: a reserva de mercado de 1984 no Brasil

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 05 de outubro de 2024

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Linha de produção de clones de computadores durante a reserva de mercado brasileiro.    

Os clones de computadores no Brasil surgiram como uma solução local para o desenvolvimento da tecnologia durante a era da reserva de mercado, que marcou profundamente a indústria da informática brasileira. Durante os anos 80, empresas nacionais como Prológica, Microdigital e Unitron lideraram a produção de computadores clonados, que replicavam máquinas estrangeiras como o Apple II e o ZX Spectrum. Esse fenômeno moldou o panorama tecnológico do Brasil e gerou impacto até os dias de hoje.

Atari 2600: 47 anos

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 03 de outubro de 2024
Atari 2600 Wood 4Sw Set    

Em outubro de 2024 o mundo celebra o 47º aniversário do lançamento do Atari Video Computer System (mais tarde conhecido como Atari 2600), que ocorreu em 1977. Este console foi um divisor de águas na indústria dos videogames, popularizando o conceito de entretenimento digital doméstico. O Atari 2600 não apenas trouxe uma nova era para os jogos eletrônicos, mas também consolidou o videogame como uma forma cultural significativa e de grande influência no mundo todo.

Sputnik 1: O marco do início da Era Espacial

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 03 de outubro de 2024

Avaliação do Usuário: 5 / 5

sputnik  

Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da história. Este evento não apenas marcou o início da era espacial, mas também teve um impacto profundo nas ciências, na tecnologia e na geopolítica, levando a uma corrida espacial entre as superpotências do período da Guerra Fria.

Tennis for Two: primeiro jogo interativo da história

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Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 02 de outubro de 2024

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Tenis for two    

O mundo dos videogames, hoje uma indústria multimilionária, tem suas raízes em experimentos científicos e esforços acadêmicos que, inicialmente, não tinham como objetivo criar entretenimento. Um marco importante desse caminho foi a criação de Tennis for Two em 18 de outubro de 1958, um dos primeiros jogos eletrônicos interativos. Este jogo é considerado um precursor da indústria de videogames e simboliza o início de uma revolução tecnológica e cultural que se desenrolaria nas décadas seguintes.

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Notas
  • Tennis for Two: primeiro jogo interativo da história
  • Sputnik 1: O marco do início da Era Espacial
  • Atari 2600: 47 anos
  • Clones de computadores: a reserva de mercado de 1984 no Brasil
  • 50 anos de Atari: relançamento do 2600
Outros projetos memoráveis
Computadores didáticos do Emílio
Datassette
Old Players
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