- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
A história do Unix começa em 1969, no auge de uma era em que os sistemas operacionais eram projetados para grandes mainframes em laboratórios e universidades. Desenvolvido no Bell Labs por Ken Thompson, Dennis Ritchie e seus colegas, o Unix surgiu como um sistema multitarefa, de propósito geral e adaptável a diferentes máquinas. Sua arquitetura modular — com processos individuais que se comunicam via uma interface comum — transformou o conceito de como um sistema operacional deveria funcionar.
Com a chegada de outubro de 2024, o Unix marca seus 55 anos, tendo influenciado diretamente o desenvolvimento tecnológico dos anos 1970-1990, especialmente na adaptação de sistemas para o uso pessoal e no surgimento de computadores domésticos. Este sistema incentivou uma cultura de compartilhamento e colaboração que pavimentou o caminho para o software livre e os sistemas de código aberto, os quais floresceriam nas próximas décadas.
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
A década de 1980 marcou o início da era da computação pessoal e dos videogames como conhecemos hoje. Computadores como o Commodore 64, o ZX Spectrum, e consoles como o Atari 2600 são lembrados como ícones de uma época que moldou a indústria tecnológica e de entretenimento. Décadas depois, esses aparelhos continuam a despertar nostalgia e a atrair entusiastas e colecionadores, o que tem impulsionado um movimento crescente de restauração e preservação dessas máquinas clássicas.
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
Os clones de computadores no Brasil surgiram como uma solução local para o desenvolvimento da tecnologia durante a era da reserva de mercado, que marcou profundamente a indústria da informática brasileira. Durante os anos 80, empresas nacionais como Prológica, Microdigital e Unitron lideraram a produção de computadores clonados, que replicavam máquinas estrangeiras como o Apple II e o ZX Spectrum. Esse fenômeno moldou o panorama tecnológico do Brasil e gerou impacto até os dias de hoje.
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
Em outubro de 2024 o mundo celebra o 47º aniversário do lançamento do Atari Video Computer System (mais tarde conhecido como Atari 2600), que ocorreu em 1977. Este console foi um divisor de águas na indústria dos videogames, popularizando o conceito de entretenimento digital doméstico. O Atari 2600 não apenas trouxe uma nova era para os jogos eletrônicos, mas também consolidou o videogame como uma forma cultural significativa e de grande influência no mundo todo.
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da história. Este evento não apenas marcou o início da era espacial, mas também teve um impacto profundo nas ciências, na tecnologia e na geopolítica, levando a uma corrida espacial entre as superpotências do período da Guerra Fria.
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
O mundo dos videogames, hoje uma indústria multimilionária, tem suas raízes em experimentos científicos e esforços acadêmicos que, inicialmente, não tinham como objetivo criar entretenimento. Um marco importante desse caminho foi a criação de Tennis for Two em 18 de outubro de 1958, um dos primeiros jogos eletrônicos interativos. Este jogo é considerado um precursor da indústria de videogames e simboliza o início de uma revolução tecnológica e cultural que se desenrolaria nas décadas seguintes.
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
O Dia da Imprensa, celebrado no Brasil em 1º de junho, é uma data de grande importância para refletirmos sobre a trajetória e a relevância deste quarto poder ao longo da história nacional. Esta data não apenas celebra o papel crucial da imprensa no desenvolvimento social e político do país, mas também serve como um momento de introspecção sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo setor. A partir de uma perspectiva histórica e crítica vemos a gênese da comemoração, a importância da imprensa no passado brasileiro, os problemas atuais de corrompimento e a esperança por um futuro de restabelecimento da confiança pública.
- Detalhes
- Escrito por: Jaldomir S∴ Filho
Em Busca dos Tesouros" (EBdT), uma notável contribuição brasileira ao universo dos videogames, teve sua estreia em 1986, destinado ao microcomputador TK-85 (Sinclair ZX-81) e seus equivalentes nacionais. Desenvolvido integralmente no Brasil, o jogo é um marco na indústria de jogos eletrônicos do país, refletindo a criatividade e o engenho dos jovens brasileiros com seus computadores da época.