Dismac    

A série de videogames Dismac, lançados no Brasil em meados dos anos 1980, faz parte de uma era única da história dos videogames no país, marcada pela reserva de mercado. A Dismac entrou na era dos videogames com o console VJ9000, tornando-se um dos muitos "clones" de Atari 2600, que dominava o mercado internacional. Este período foi de vital importância para a indústria tecnológica nacional, já que as limitações impostas pelas políticas governamentais incentivaram a produção local de eletrônicos.

A Dismac, conhecida como uma das pioneiras no desenvolvimento de computadores e videogames no Brasil, teve um papel significativo na era da reserva de mercado, quando o Brasil enfrentava restrições severas à importação de eletrônicos. Fundada no início dos anos 1970, a Dismac surgiu como uma fabricante de calculadoras eletrônicas e equipamentos de escritório, mas posteriormente expandiu suas atividades para computadores pessoais e videogames, conquistando destaque no cenário tecnológico brasileiro.

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Explorar o mundo do colecionismo de computadores e videogames dos anos 80 no Brasil é fascinante. Revive a nostalgia e descubra peças raras da era dourada da tecnologia nacional. Marcas como Microdigital e Gradiente e consoles lendários como o Atari 2600 são parte desse mundo.

Mergulhe nessa jornada emocionante. Descubra como os entusiastas preservam a história da informática brasileira.

Linha de produção de clones de computadores durante a reserva de mercado brasileiro.    

Os clones de computadores no Brasil surgiram como uma solução local para o desenvolvimento da tecnologia durante a era da reserva de mercado, que marcou profundamente a indústria da informática brasileira. Durante os anos 80, empresas nacionais como Prológica, Microdigital e Unitron lideraram a produção de computadores clonados, que replicavam máquinas estrangeiras como o Apple II e o ZX Spectrum. Esse fenômeno moldou o panorama tecnológico do Brasil e gerou impacto até os dias de hoje.

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Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da história. Este evento não apenas marcou o início da era espacial, mas também teve um impacto profundo nas ciências, na tecnologia e na geopolítica, levando a uma corrida espacial entre as superpotências do período da Guerra Fria.

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O Dia da Imprensa, celebrado no Brasil em 1º de junho, é uma data de grande importância para refletirmos sobre a trajetória e a relevância deste quarto poder ao longo da história nacional. Esta data não apenas celebra o papel crucial da imprensa no desenvolvimento social e político do país, mas também serve como um momento de introspecção sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo setor. A partir de uma perspectiva histórica e crítica vemos a gênese da comemoração, a importância da imprensa no passado brasileiro, os problemas atuais de corrompimento e a esperança por um futuro de restabelecimento da confiança pública.

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No cenário literário contemporâneo, uma tendência "inovadora" (com muitas e muitas aspas, porque isso não tem nada de inovador) surgiu com a Monochrome Books, uma empresa que propõe reimprimir clássicos literários usando tinta branca em papel preto.

Recentemente encontrei um artigo no portal IGN Brasil, no qual o autor, Viny Mathias, diz "Eu, particularmente, achei lindo demais!". Este tipo de comentário, ainda que seja de opinião, tem se tornado mais importante do que o repórter, pesquisador ou colunista buscar fatos e dados propriamente dito. E daí se é "lindo", o que importa é se é bom? Vale a pena, na esfera de valores? E na esfera da usabilidade? E da produção, meio ambiente, etc?

Embora a intenção de reinventar a estética do livro impresso possa parecer atraente à primeira vista, uma análise mais profunda revela implicações ambientais e de usabilidade que desafiam a viabilidade e a responsabilidade desta abordagem.

 

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O Sesquicentenário do BASIC


Celebrando seu 60º aniversário em 2024, o BASIC é um testemunho da evolução da programação. Criado em 1964, foi um divisor de águas, transformando o mundo digital ao tornar a programação acessível para uma audiência mais ampla.

Em 1964, dois visionários da Dartmouth College, John Kemeny e Thomas Kurtz, deram vida a uma linguagem de programação que mudaria o curso da computação: o BASIC. Esta inovação não foi apenas técnica, mas também filosófica, pois o BASIC foi concebido com um objetivo nobre: tornar a programação acessível a todos, não apenas aos cientistas de computação. Naquela época, a programação era um domínio de elite, restrita a especialistas com conhecimento em linguagens complexas e máquinas imponentes. O BASIC rompeu essas barreiras com sua simplicidade. Era uma linguagem compreensível, com comandos em inglês simples, que abriu as portas da computação para estudantes, professores e, eventualmente, para entusiastas em seus lares.

O impacto do BASIC foi monumental. Ele se tornou a pedra angular dos primeiros computadores pessoais, como o Altair 8800 e os primeiros modelos da Apple. Com o BASIC, uma geração inteira aprendeu a programar, experimentar e, em última análise, a sonhar com as possibilidades ilimitadas da tecnologia.

 

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Dmitry Cherepanov    

A infeliz guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem levado centenas de vidas de civis e militares, cidades ucranianas inteiras foram perdidas. A despeito de quaisquer acusações sobre quem iniciou ou quem vai encerrar esta guerra, muita história foi perdida e muita história será escrita.

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    Antonov 225

Recentemente, o mundo perdeu seu principal símbolo da aviação: o orgulho russo-ucraniano Antonov 225. Peça única no mundo, o Antonov 225 foi o maior avião cargueiro do mundo, participando de diversas missões de paz e de construção mundial, infelizmente sucumbiu a um bombardeio ao aeroporto Gostomel, em Kiev, onde estava estacionado para manutenção. Triste fim de um sonho.

A guerra leva entes queridos e trabalhos de uma vida inteira. A perda do Antonov foi noticiado por toda a mídia, por ser bastante conhecido no mundo todo. No entanto, não foi somente o sonho da Antonov que sucumbiu à guerra: dezenas de histórias, sonhos e trabalhos foram perdidos no tempo.

Dentre todas as perdas de centenas de famílias, prestaremos uma homenagem a uma perda em especial: o trabalho da vida de Dmitry Cherepanov, entusiasta ucraniano de computadores antigos que reuniu, durante toda sua vida, um acervo de mais de 500 peças para montar um Museu do Computador na cidade de Mariupol, Óblast de Donetsk, Ucrânia.

 

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Desde que o inventor Louis Le Prince mostrou "ao mundo" o primeiro filme, em 1888, a sétima arte apresenta, de tempos em tempos, rampantes de novidades que assombram as pessoas. O "filme" de Louis, intitulado Roundhay Garden Scene, tinha somente 2 segundos, mas surpreendeu ao mostrar movimento onde antes somente haviam fotos paradas. Filmes sequer existiam até pouco menos de 150 anos atrás, mas a partir de Louis, se tornaram fonte de alegrias e tristezas, esperança e medo, uma profusão de sensações que hoje é comum aos cidadãos do século XXI.