Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 

ddbce266 d005 403e 99f1 a52f94461f4f
O Sesquicentenário do BASIC


Celebrando seu 60º aniversário em 2024, o BASIC é um testemunho da evolução da programação. Criado em 1964, foi um divisor de águas, transformando o mundo digital ao tornar a programação acessível para uma audiência mais ampla.

Em 1964, dois visionários da Dartmouth College, John Kemeny e Thomas Kurtz, deram vida a uma linguagem de programação que mudaria o curso da computação: o BASIC. Esta inovação não foi apenas técnica, mas também filosófica, pois o BASIC foi concebido com um objetivo nobre: tornar a programação acessível a todos, não apenas aos cientistas de computação. Naquela época, a programação era um domínio de elite, restrita a especialistas com conhecimento em linguagens complexas e máquinas imponentes. O BASIC rompeu essas barreiras com sua simplicidade. Era uma linguagem compreensível, com comandos em inglês simples, que abriu as portas da computação para estudantes, professores e, eventualmente, para entusiastas em seus lares.

O impacto do BASIC foi monumental. Ele se tornou a pedra angular dos primeiros computadores pessoais, como o Altair 8800 e os primeiros modelos da Apple. Com o BASIC, uma geração inteira aprendeu a programar, experimentar e, em última análise, a sonhar com as possibilidades ilimitadas da tecnologia.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

 

amiga-rulez.jpeg    
Dmitry Cherepanov    

A infeliz guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem levado centenas de vidas de civis e militares, cidades ucranianas inteiras foram perdidas. A despeito de quaisquer acusações sobre quem iniciou ou quem vai encerrar esta guerra, muita história foi perdida e muita história será escrita.

    antonov-225.jpg
    225-2-696x463.jpg
    anDestaque.jpg
    Antonov 225

Recentemente, o mundo perdeu seu principal símbolo da aviação: o orgulho russo-ucraniano Antonov 225. Peça única no mundo, o Antonov 225 foi o maior avião cargueiro do mundo, participando de diversas missões de paz e de construção mundial, infelizmente sucumbiu a um bombardeio ao aeroporto Gostomel, em Kiev, onde estava estacionado para manutenção. Triste fim de um sonho.

A guerra leva entes queridos e trabalhos de uma vida inteira. A perda do Antonov foi noticiado por toda a mídia, por ser bastante conhecido no mundo todo. No entanto, não foi somente o sonho da Antonov que sucumbiu à guerra: dezenas de histórias, sonhos e trabalhos foram perdidos no tempo.

Dentre todas as perdas de centenas de famílias, prestaremos uma homenagem a uma perda em especial: o trabalho da vida de Dmitry Cherepanov, entusiasta ucraniano de computadores antigos que reuniu, durante toda sua vida, um acervo de mais de 500 peças para montar um Museu do Computador na cidade de Mariupol, Óblast de Donetsk, Ucrânia.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
Sinclair C5
Foto: Steve Blogg/Shutterstock - 1985

 

Falece aos 81 anos, em Londres, o inventor que iniciou o que Steve Jobs não conseguiu: levar os computadores domésticos às massas.A notícia foi divulgada pela sua filha, Belinda Sinclair, que informou a morte do pai em sua casa, em Londres, na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, após muitos anos lutando contra um câncer.

Sinclair é o inventor da calculadora de bolso, de uma micro televisão batizada de TV80 e de um triciclo elétrico batizado de C5. Porém a invenção mais famosa de Sinclair foi a linha de computadores ZX, popularizando o computador doméstico e elevando Sinclair à fama pela sua importância mundial, inclusive valendo a Clive o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, agraciado pela Rainha Elizabeth II em 1983.