Mesmo temendo que o Feliciano não aprove, resolvi inserir o artigo dele na íntegra, somente com correções de escrita. Feliciano, agradeço muito o seu trabalho, e, se desejar, entre em contato que eu despublico o artigo.
O mundo dos videogames, hoje uma indústria multimilionária, tem suas raízes em experimentos científicos e esforços acadêmicos que, inicialmente, não tinham como objetivo criar entretenimento. Um marco importante desse caminho foi a criação de Tennis for Two em 18 de outubro de 1958, um dos primeiros jogos eletrônicos interativos. Este jogo é considerado um precursor da indústria de videogames e simboliza o início de uma revolução tecnológica e cultural que se desenrolaria nas décadas seguintes.
O Dia da Imprensa, celebrado no Brasil em 1º de junho, é uma data de grande importância para refletirmos sobre a trajetória e a relevância deste quarto poder ao longo da história nacional. Esta data não apenas celebra o papel crucial da imprensa no desenvolvimento social e político do país, mas também serve como um momento de introspecção sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo setor. A partir de uma perspectiva histórica e crítica vemos a gênese da comemoração, a importância da imprensa no passado brasileiro, os problemas atuais de corrompimento e a esperança por um futuro de restabelecimento da confiança pública.
Mesmo temendo que o Feliciano não aprove, resolvi inserir o artigo dele na íntegra, somente com correções de escrita. Feliciano, agradeço muito o seu trabalho, e, se desejar, entre em contato que eu despublico o artigo.
Em Busca dos Tesouros" (EBdT), uma notável contribuição brasileira ao universo dos videogames, teve sua estreia em 1986, destinado ao microcomputador TK-85 (Sinclair ZX-81) e seus equivalentes nacionais. Desenvolvido integralmente no Brasil, o jogo é um marco na indústria de jogos eletrônicos do país, refletindo a criatividade e o engenho dos jovens brasileiros com seus computadores da época.
A trajetória dos videogames é repleta de marcos que redefinem como jogadores interagem e se conectam com suas aventuras. Entre esses marcos, está Pitfall!, lançado em 1982 para o Atari 2600 pela Activision. O título, criado por David Crane, inaugurou uma era de exploração e desafios que se tornariam essenciais para o gênero de aventura. Pitfall! trouxe mecânicas inovadoras que influenciaram diversos jogos subsequentes, como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda (NES), estabelecendo novos padrões para design de jogos.
Para entender o impacto de Pitfall! nos videogames, é essencial considerar o contexto cultural dos anos 80, a genialidade técnica de seu design e as escolhas criativas que transformaram uma ideia simples em um clássico atemporal.
Em 24 de janeiro de 1984, a Apple Computer Inc. lançou o Macintosh, um computador que iria revolucionar a indústria de computadores pessoais e a forma como interagimos com a tecnologia.
O Macintosh 128K, conhecido originalmente apenas como Macintosh, é um computador que marcou época e está intrinsecamente associado à história da computação pessoal. Lançado pela Apple Computer (agora Apple Inc.) em 24 de janeiro de 1984, o Macintosh 128K simboliza a visão inovadora de Steve Jobs e de sua equipe em criar um computador pessoal que fosse não apenas poderoso, mas também intuitivo e acessível a um público mais amplo.
EC-ATV, Acidente do vôo Ibéria 602 |
O ano é 1972, um turbulento e importante período da história mundial. Logo no início de 1972, mais precisamente 7 de janeiro, o mundo entristeceu com o acidente do vôo Ibéria 602. O avião Sud Aviation SE-210 Caravelle VI-R, prefixo EC-ATV, sob o controle do Comandante José Luis Ballester Sepúlveda, do co-piloto Jesús Montesinos Sánchez e do engenheiro de vôo Vicente Rodríguez Mesa, decolou do Aeroporto de Valência, na Espanha, com destino ao Aeroporto da Ilha Balear de Ibiza, também na Espanha. Infelizmente os 98 passageiros e os seis tripulantes morreram no acidente.
No início dos anos 1980, após o sucesso de vendas do microcomputador "científico" TK82, a empresa brasileira Microdigital Eletrônica LTDA lançou o computador que seria seu sucesso de vendas. O TK85 Personal Computer, anunciado no final de 1982, começou a ser comercializado em Março de 1983, teoricamente em duas versões: 16kB de memória e 48kB de memória.