TK2000: primeiro computador do museu OldBits
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J∴
![]() |
Nos anos 1980, o Brasil vivia sob o regime da reserva de mercado para a informática, o que restringia severamente a importação de equipamentos e incentivava o desenvolvimento local. Nesse cenário, a Microdigital Eletrônica Ltda., uma das principais fabricantes de computadores do país, lançou o TK2000, um dos primeiros clones do Apple II no Brasil. Este modelo ocupou uma posição de destaque no emergente mercado nacional de computadores.
Mega Man X8 em 16-Bits: o demake
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
![]() |
O programador brasileiro Alysson DaPaz decidiu criar uma nova versão de Mega Man X8, um dos títulos da famosa franquia Mega Man, para PC, em estilo retrô, com gráficos 16-bits inspirados nos jogos de Super Nintendo. Utilizando o Godot Engine 3.5, DaPaz fez um trabalho notável ao transformar um jogo originalmente em 3D, lançado em 2004 para o PlayStation 2, em um visual que remete à era dos 16 bits, trazendo elementos de gameplay e design muito semelhantes aos clássicos da série Mega Man X, especialmente dos três primeiros jogos da série no SNES.
ULA: O chip que popularizou os computadores
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
![]() |
Na década de 1980, enquanto a computação ainda estava se expandindo para os lares e escritórios, empresas como a britânica Sinclair Research e a brasileira Microdigital trouxeram ao público uma série de computadores que marcaram época, cujo sucesso e acessibilidade desses dispositivos se deve a uma peça discreta, mas revolucionária: a ULA (Uncommitted Logic Array), um chip que reduziu complexidade e custos, permitindo a criação de máquinas compactas e acessíveis. A ULA não só permitiu a popularização dos computadores, mas também foi uma parte fundamental do desenvolvimento da indústria tecnológica e do avanço dos computadores pessoais.
Restauração de computadores e videogames antigos: preservando 1980
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
![]() |
A década de 1980 marcou o início da era da computação pessoal e dos videogames como conhecemos hoje. Computadores como o Commodore 64, o ZX Spectrum, e consoles como o Atari 2600 são lembrados como ícones de uma época que moldou a indústria tecnológica e de entretenimento. Décadas depois, esses aparelhos continuam a despertar nostalgia e a atrair entusiastas e colecionadores, o que tem impulsionado um movimento crescente de restauração e preservação dessas máquinas clássicas.
Dismac VJ9000: um clássico brasileiro
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
![]() |
A série de videogames Dismac, lançados no Brasil em meados dos anos 1980, faz parte de uma era única da história dos videogames no país, marcada pela reserva de mercado. A Dismac entrou na era dos videogames com o console VJ9000, tornando-se um dos muitos "clones" de Atari 2600, que dominava o mercado internacional. Este período foi de vital importância para a indústria tecnológica nacional, já que as limitações impostas pelas políticas governamentais incentivaram a produção local de eletrônicos.
Telejogo Philco-Ford: Pioneirismo e Nostalgia no Mercado Brasileiro
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
![]() |
O ano é 1977, quando o mercado brasileiro de videogames iniciou seus primeiros passos com o lançamento do Telejogo Philco-Ford, que, como o próprio nome sugere, foi produzido pela Philco, que naquele período havia sido adquirida pela montadora de veículos Ford, no objetivo de produzir os aparelhos eletrônicos para embarcar em seus carros.
O Telejogo foi o primeiro videogame produzido em larga escala no Brasil, marcando o início da era dos consoles domésticos no país. Para muitos brasileiros, também foi a primeira experiência de interação com jogos eletrônicos, trazendo para dentro de casa uma nova forma de entretenimento.
Colecionismo: computadores e videogames dos anos 1980
- Detalhes
- Escrito por: Jaldomir S∴ Filho
![]() |
Explorar o mundo do colecionismo de computadores e videogames dos anos 80 no Brasil é fascinante. Revive a nostalgia e descubra peças raras da era dourada da tecnologia nacional. Marcas como Microdigital e Gradiente e consoles lendários como o Atari 2600 são parte desse mundo.
Mergulhe nessa jornada emocionante. Descubra como os entusiastas preservam a história da informática brasileira.
Berzerk Enhanced Edition: unboxing do clássico remasterizado
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
![]() |
A nostalgia dos videogames clássicos é algo que atrai tanto os jogadores de longa data quanto os mais jovens, curiosos pelo passado da indústria. Em novembro de 2023, a Atari lançou Berzerk Enhanced Edition para Atari 2600, trazendo de volta um dos clássicos dos anos 80 para a nova geração de jogadores. Essa edição adiciona duas grandes novidades: os robôs agora atiram na diagonal e o jogo conta com síntese de voz, algo raro na época.
Clones de computadores: a reserva de mercado de 1984 no Brasil
- Detalhes
- Escrito por: Silva Filho, J.
![]() |
Os clones de computadores no Brasil surgiram como uma solução local para o desenvolvimento da tecnologia durante a era da reserva de mercado, que marcou profundamente a indústria da informática brasileira. Durante os anos 80, empresas nacionais como Prológica, Microdigital e Unitron lideraram a produção de computadores clonados, que replicavam máquinas estrangeiras como o Apple II e o ZX Spectrum. Esse fenômeno moldou o panorama tecnológico do Brasil e gerou impacto até os dias de hoje.
Página 3 de 5