EC-ATV, Acidente do vôo Ibéria 602 |
O ano é 1972, um turbulento e importante período da história mundial. Logo no início de 1972, mais precisamente 7 de janeiro, o mundo entristeceu com o acidente do vôo Ibéria 602. O avião Sud Aviation SE-210 Caravelle VI-R, prefixo EC-ATV, sob o controle do Comandante José Luis Ballester Sepúlveda, do co-piloto Jesús Montesinos Sánchez e do engenheiro de vôo Vicente Rodríguez Mesa, decolou do Aeroporto de Valência, na Espanha, com destino ao Aeroporto da Ilha Balear de Ibiza, também na Espanha. Infelizmente os 98 passageiros e os seis tripulantes morreram no acidente.
O agitado ano de 1972 ainda trouxe mais importantes fatos históricos
Em 5 de setembro o mundo entrou novamente em estado de calamidade com o famoso atentado contra a delegação de Israel nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha Ocidental, ainda dividida neste período. Durante a madrugada, na concentração dos atletas, oito árabes do grupo terrorista Setembro Negro invadiram a vila olímpica, mataram dois membros da equipe de Israel e fizeram outros nove de reféns, que também foram mortos ao longo dos acontecimentos, no evento que ficou tristemente conhecido como o Massacre de Munique.
Sobreviventes do vôo 571 nos Andes |
Outro acidente de avião, talvez o mais mundiamente conhecido, ocorreu em 13 de outubro de 1972: o vôo 571 da Força Aérea do Uruguai, que transportava quarenta e cinco pessoas, incluindo os pilotos, uma equipe de rugby com seus amigos, familiares e associados, caiu nas montanhas dos Andes. Ainda que muito triste, este evento ficou mundialmente conhecido como "Milagre dos Andes": a queda do avião matou imediatamente cerca de 12 passageiros, e, ao longo de infindáveis 72 dias, mais vítimas foram sucumbindo aos ferimentos, ao frio, à sede e à fome, pois havia pouca comida e nenhuma fonte de calor. Tendo acesso a um rádio receptor, os sobreviventes descobriram que, após algumas semanas, a busca pelo avião desaparecido fora abandonada, levando os sobreviventes a alimentaram-se da carne dos passageiros mortos, preservados no gelo intenso da neve, além de organizarem um plano de resgate que levou os passageiros Fernando Parrado e Roberto Canessa a caminharem no frio e na neve por 10 dias Andes, quando encontraram um fazendeiro chileno, que lhes deu comida e comunicou às autoridades da existência de sobreviventes. Esta história de sobrevivência foi contada em diversos livros e filmes, o mais famoso "Vivos", de 1983.
O ano de 1972 não terminou sem mais um incidente: em 16 de dezembro, tropas portuguesas avançaram sobre homens, mulheres e crianças das cinco aldeias do triângulo de Wiriamu, ao norte de Moçambique. O violento massacre, conhecido historicamente como Massacre de Wiriyamu, foi uma consequência da guerra colonial portuguesa, que colocou em choque as Forças Armadas Portuguesas contra diferentes grupos armados da Angola, da Guiné e de Moçambique. Do lado português, os governos de Salazar e Marcelo Caetano não aceitavam o fim da prática colonial, enquanto os povos colonizados desejavam independência para formarem nações independentes. Os soldados portugueses executaram 385 pessoas.
Eng.s Ted Dabney e Nolan Bushnell, junto dos designers Larry Emmons e Alan Alcorn, apresentam o Arcade Pong |
Home Pong |
Porém nem tudo são tristezas na história do ano de 1972. Aqui para nós, este ano marcou também uma das maiores alegrias para o mundo: a fundação da Atari Inc. em 27 de junho de 1972, pelos engenheiros Nolan Bushnell e Ted Dabney. A Atari é indubitavelmente a inventora da popularização do videogame. Inicialmente produzindo fliperamas e arcades, lançou, em 1975, o videogame caseiro Atari-Telegames Home Pong. Baseado no arcade Pong, só que em versão doméstica, Home Pong não logrou sucesso devido ao alto preço: cerca de 200 dólares, que, corrigido pela inflação norte-americana, seria equivalente hoje, em 2023, a $1150,00, ou quase 6 mil reais em moeda brasileira. Mesmo não sendo um sucesso de vendas, Home Pong gerou lucros suficientes para a Atari lançar em 1977 o maior sucesso de videogame de todos os tempos: o Atari 2600.
Com a chegada dos 50 anos da fundação da Atari, ocorrida em 2022, o CEO da Atari, Wade Rosen e seu fundador, Nolan Bushnell, anunciaram um conjunto de medidas para a comemoração. Em 2021 foi lançado no mercado o Atari VCS, um console moderno, com jogos novos e reimaginados com base no Atari 2600, até mesmo a aparência do console foi desenhado para lembrar o insubstituível Atari 2600. Neste final de 2023 a Atari continuará sua comemoração ao lançar um novo Atari 2600, chamado Atari 2600+. O novo console tem em comum, com o Atari 2600 original, somente a aparência e a capacidade especial de ser compatível com os cartuchos originais do Atari 2600: com um novo Hardware, o Atari 2600+ é capaz também de rodar cartuchos do Atari 7800, console lançado em 1986, de forma simples, tira um cartucho e coloca outro.
O novo Atari 2600+ está em pré-venda no site da Atari, e será vendido mundialmente pelos representantes. Infelizmente, até o momento, não há representantes para o Brasil 😓. Com o preço estimado em $129,99 (equivalente hoje a R$655,00, sem impostos), o console tem preço excelente, semelhante até mesmo a clones que são vendidos até hoje. O console, acessórios e jogos estão em pré-venda no próprio site da Atari Inc. Clique aqui para conferir!
Além do console, a Atari venderá os joysticks originais do Atari 2600, que inclusive funcionará nos consoles antigos, assim como pretende relançar diversos jogos antigos do Atari 2600 e criar novos. Para o colecionismo, é uma notícia espetacular.
Vamos esperar que o Brasil entre nessa também. Afinal, o Brasil foi importante mercado da Atari nos anos 80, quando a brasileira Polyvox produziu e vendeu, sob autorização, o Atari 2600 para as famílias brasileiras.
Hei, Polyvox, vamos fazer um novo acordo com a Atari? 😃
Atari 2600 original (1977) | Atari VCS 800 (2021) | Atari 2600+ (2023) |