• Museu OldBits
  • História
  • Acervo
  • Projetos
  • Editorial
  • Cartas dos leitores
  • Contribua ♥
  • Entrar

🧾Datassette.org: preservando a história da computação

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J∴
Publicado: 18 de maio de 2025

Avaliação do Usuário: 5 / 5

datassette banner    

Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, preservar a história da computação torna-se uma missão essencial. O Datassette.org destaca-se como um dos principais projetos brasileiros dedicados à digitalização e disponibilização gratuita de materiais impressos e softwares clássicos relacionados a microcomputadores e videogames. Mais do que um repositório, é um verdadeiro esforço comunitário para manter viva a memória da era digital.

Divino Leitão (1957–2025): um dos pioneiros dos jogos brasileiros

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J∴
Publicado: 14 de maio de 2025

Avaliação do Usuário: 5 / 5

 Divino Leitão    

No dia 13 de abril de 2025, perdemos uma figura importante da história dos videogames brasileiros: Divino Carlos Rodrigues Leitão, mais conhecido por seus amigos e colegas como Divino Leitão. Para quem cresceu jogando, desenvolvendo ou apenas sonhando com jogos criados em território nacional, Divino foi — e continuará sendo — um nome forte.

CP500: um clone brasileiro do TRS-80

Detalhes
Escrito por: Miguel Dutra, apud Silva Filho, J.
Publicado: 26 de abril de 2025
CP500    

Com grande satisfação, o OldBits resgata mais um precioso fragmento da história da computação brasileira. Este artigo sobre o Prológica CP-500 foi originalmente produzido por Miguel Dutra e publicado no extinto site cp500.com.br. Graças aos esforços de preservação realizados pelo Web Archive, foi possível recuperar este conteúdo, que agora passa a integrar o acervo do OldBits.

SSDs: guia prático de padrões e formatos

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 03 de fevereiro de 2025
SSDs - diferenças    

O mundo da computação retro e dos games antigos tem uma relação intrínseca com a evolução do armazenamento digital. Para muitos entusiastas de retrocomputadores, a transição de mídias magnéticas, como disquetes e HDs mecânicos, para dispositivos modernos como os SSDs é um marco que não pode ser ignorado. Este artigo visa esclarecer todas as dúvidas sobre os padrões e formatos de SSDs, conectando o passado ao presente, e ajudando também aqueles que desejam integrar tecnologias modernas em sistemas antigos ou simplesmente entender o impacto dessas inovações no universo da computação.

NES e Famicom no Brasil: os clones e adaptações

Detalhes
Escrito por: Jaldomir S∴ Filho
Publicado: 16 de dezembro de 2024
Logotipo Nintendo    

Os consoles Nintendo Entertainment System (NES) e Family Computer (Famicom) não são apenas marcos da indústria de videogames; eles são protagonistas de uma história única no Brasil. Em uma época marcada por restrições à importação e um mercado protecionista, esses consoles chegaram ao país de forma não oficial, provocando uma onda de criatividade e inovação. O resultado? Clones engenhosos, adaptações técnicas e um impacto cultural que moldou gerações de gamers.

Fábio Belavenuto, obrigado!

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 27 de novembro de 2024
ZX Spectrum Next - projeto de Fabio Belavenuto    

No universo da retrocomputação, poucos nomes ressoam tão profundamente quanto o de Fábio Belavenuto. Este engenheiro, desenvolvedor e entusiasta não apenas transformou o panorama tecnológico brasileiro, mas também deixou uma marca indelével na história mundial dos computadores pessoais. Seu falecimento, ocorrido em 11 de outubro de 2024, abalou a comunidade retrocomputacional, mas nós, do Museu OldBits, só tomamos conhecimento desta perda hoje, 27 de novembro de 2024. Este artigo é uma homenagem póstuma a um gênio cuja vida foi dedicada à preservação e à evolução da tecnologia clássica.

Bankswitching no Atari 2600: história, tecnologia e curiosidades

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 21 de novembro de 2024
Bankswitching nos jogos do Atari 2600    

Quando o Atari 2600 foi lançado em 1977, ele trouxe a magia dos fliperamas para a sala de estar. Mas o hardware, embora avançado para sua época, era incrivelmente limitado. Com apenas 128 bytes de RAM e suporte para cartuchos de 4 KB, os desenvolvedores enfrentavam um desafio monumental: como criar jogos envolventes com tão poucos recursos? Essa limitação era uma barreira para o crescimento criativo. O hardware simples logo encontrou as ambições dos desenvolvedores, que queriam criar mundos maiores, gráficos mais detalhados e jogabilidade mais rica. Foi nesse cenário que o bankswitching emergiu como uma solução brilhante e definitiva para a solução do problema.

Z80 encerrado: o fim da era de ouro da computação pessoal

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 15 de novembro de 2024
Processador Z80    

Ao longo de quase cinco décadas, o processador Z80 desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da computação pessoal, alavancando o surgimento de uma série de computadores icônicos que marcaram gerações e inspiraram engenheiros, programadores e entusiastas de tecnologia. Em 2024, o anúncio da Zilog sobre o fim da produção de algumas versões deste lendário processador encerra um ciclo histórico, trazendo um momento de reflexão sobre o impacto duradouro do Z80 e o legado dos engenheiros por trás dele.

Mega Man X8 em 16-Bits: o demake

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 31 de outubro de 2024
Mega Man    

O programador brasileiro Alysson DaPaz decidiu criar uma nova versão de Mega Man X8, um dos títulos da famosa franquia Mega Man, para PC, em estilo retrô, com gráficos 16-bits inspirados nos jogos de Super Nintendo. Utilizando o Godot Engine 3.5, DaPaz fez um trabalho notável ao transformar um jogo originalmente em 3D, lançado em 2004 para o PlayStation 2, em um visual que remete à era dos 16 bits, trazendo elementos de gameplay e design muito semelhantes aos clássicos da série Mega Man X, especialmente dos três primeiros jogos da série no SNES.

Página 1 de 2

  • 1
  • 2
Notas
  • Adeus a Clive Sinclair, inventor do Zx Spectrum
  • Museu de computadores é destruído na guerra
  • ULA: O chip que popularizou os computadores
  • Podem as máquinas pensar?
  • Colecionismo: computadores e videogames dos anos 1980
Outros projetos memoráveis
Computadores didáticos do Emílio
Datassette
Old Players
Podcast
VGDB - Vídeo Game Data Base
  • prologicacp400color.jpg
  • commodoreamiga1000.jpg
  • sharphotbit.jpg
  • nestor.jpg
  • atari400.jpg
  • microdigitaltk3000iiecompact.jpg
  • appleiibellhowell.jpg
  • atari1200xl.jpg
  • commodoreamiga500.jpg
  • cceexato.jpg
  • prologicacp400colorii.jpg
  • sinclairzx81.jpg
  • multitechmpfi.jpg
  • cedm80.jpg
  • microdigitaltk85.jpg
  • gradientephantomsystem.jpg
  • sinclairzxspectrum.jpg
  • commodoreamiga600.jpg
  • commodoreamiga1200.png
  • microdigitaltk90x.jpg
  • atari800.jpg
  • sinclairzxspectrum2.jpg
  • nationalrq2222.jpg
  • nez8000.jpg
  • atari800xl.jpg
  • ccemc1000.jpg
  • prologicacp200s.jpg
  • home_pong.jpg
  • prologicacp300.jpg
  • microdigitaltk2000.jpg
  • applei.jpg
  • sharphotbitpreto.jpg
  • telejogo.jpg
  • prologicacp500.jpg
  • sinclairzx80.jpg
  • multitechmpfii.jpg
  • gradienteexpert.jpg
  • snes_sfamicon.jpg
  • commodorec64.jpg
  • prologicacp200.jpg
  • microdigitaltk3000iie.jpg
  • appleiie.jpg
  • altair8800.jpg
Previous Next Play Pause
Dia a dia
Os 10 melhores jogos da era 8 bits - Olhar Digital
Exclusivo: Halloween e Ash vs Evil Dead receberão jogos em 16 bits este ano - IGN Brasil
Crítica | Natal em 8 Bits - Plano Crítico
10 melhores jogos do Nintendo 8-bits - Terra
Crítica | Natal em 8-Bits (HBO Max, 2021): magia natalina e nostalgia nintendista - Cinema com Rapadura
Vingadores: Ultimato ganha versão épica em 16 bits; confira! - TecMundo
Chained Echoes: RPG com belíssimos visuais em 16-bits, chega no dia 8 dezembro; Edição física pela First Press Games em 2023 - NintendoBoy
Donkey Kong Land: A primeira aventura nos 8-bits - Nintendo Blast
Jogos retrô obrigatórios! Lista com os melhores dos 16 bits - Flow Games
Análise: Shadow of the Orient – Filme de Kung-Fu em 16 Bits? - ANMTV – Anime, Mangá e TV
  1. Principal
  2. Artigos
Doações

Clique aqui para doar via MercadoPago

Clique aqui para doar via PayPal

Entre em contato aqui para outros métodos

 

Clique aqui para falar sobre doação de equipamentos

 

Leia mais sobre doações ao Museu OldBits

Licença Creative Commons

Licença Creative Commons

Esta licença possui validade internacional.

Conteúdo protegido em autoria, conforme as leis federais nºs. 9.609/98 e º 9.610/98.
É permitido o uso do conteúdo do OldBits por terceiros, desde que seguidas as condições abaixo:

 Cópias e compartilhamentos não podem sofrer alteração de textos e/ou imagens.
 Exploração comercial proibida (venda, aluguel, etc) de tutoriais e produtos criados no OldBits, salvo sob autorização do autor, por escrito.

  O uso dos textos e conteúdos deste site deve citar a fonte. Utilize as citações em padrão científico fornecidos no rodapé de cada artigo.

Para solicitações, sugestões, dúvidas, ou até mesmo se quiser conversar, entre em contato aqui.

Este site está de acordo com a Lei 13709 de 2018 - Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD).