Atari 2600 logo    
 EC ATV
 EC-ATV, Acidente do vôo Ibéria 602

O ano é 1972, um turbulento e importante período da história mundial. Logo no início de 1972, mais precisamente 7 de janeiro, o mundo entristeceu com o acidente do vôo Ibéria 602. O avião Sud Aviation SE-210 Caravelle VI-R, prefixo EC-ATV, sob o controle do Comandante José Luis Ballester Sepúlveda, do co-piloto Jesús Montesinos Sánchez e do engenheiro de vôo Vicente Rodríguez Mesa, decolou do Aeroporto de Valência, na Espanha, com destino ao Aeroporto da Ilha Balear de Ibiza, também na Espanha. Infelizmente os 98 passageiros e os seis tripulantes morreram no acidente.

 

amiga-rulez.jpeg    
Dmitry Cherepanov    

A infeliz guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem levado centenas de vidas de civis e militares, cidades ucranianas inteiras foram perdidas. A despeito de quaisquer acusações sobre quem iniciou ou quem vai encerrar esta guerra, muita história foi perdida e muita história será escrita.

    antonov-225.jpg
    225-2-696x463.jpg
    anDestaque.jpg
    Antonov 225

Recentemente, o mundo perdeu seu principal símbolo da aviação: o orgulho russo-ucraniano Antonov 225. Peça única no mundo, o Antonov 225 foi o maior avião cargueiro do mundo, participando de diversas missões de paz e de construção mundial, infelizmente sucumbiu a um bombardeio ao aeroporto Gostomel, em Kiev, onde estava estacionado para manutenção. Triste fim de um sonho.

A guerra leva entes queridos e trabalhos de uma vida inteira. A perda do Antonov foi noticiado por toda a mídia, por ser bastante conhecido no mundo todo. No entanto, não foi somente o sonho da Antonov que sucumbiu à guerra: dezenas de histórias, sonhos e trabalhos foram perdidos no tempo.

Dentre todas as perdas de centenas de famílias, prestaremos uma homenagem a uma perda em especial: o trabalho da vida de Dmitry Cherepanov, entusiasta ucraniano de computadores antigos que reuniu, durante toda sua vida, um acervo de mais de 500 peças para montar um Museu do Computador na cidade de Mariupol, Óblast de Donetsk, Ucrânia.

 

Sinclair C5
Foto: Steve Blogg/Shutterstock - 1985

 

Falece aos 81 anos, em Londres, o inventor que iniciou o que Steve Jobs não conseguiu: levar os computadores domésticos às massas.A notícia foi divulgada pela sua filha, Belinda Sinclair, que informou a morte do pai em sua casa, em Londres, na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, após muitos anos lutando contra um câncer.

Sinclair é o inventor da calculadora de bolso, de uma micro televisão batizada de TV80 e de um triciclo elétrico batizado de C5. Porém a invenção mais famosa de Sinclair foi a linha de computadores ZX, popularizando o computador doméstico e elevando Sinclair à fama pela sua importância mundial, inclusive valendo a Clive o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, agraciado pela Rainha Elizabeth II em 1983.